Confira Nossas Novidades

assine nossa newsletter para receber informações no seu e-mail

Vai participar da nossa prova? Então se prepare!

Especialistas trazem dicas de como o atleta deve se preparar para a competição

A 9ª edição da Corrida e Caminhada Animada da Hospitalhaços traz ao público o tema #corrermudatudo, e não é à toa! Muda nossa saúde, nossa autoestima, a forma de convivermos em sociedade e principalmente nossos hábitos alimentares e esportivos, afinal para se dar bem na prova, precisamos nos preparar adequadamente. Por isso, conversamos com profissionais que trouxeram ótimas dicas para quem deseja se sair bem na prova!

Alimentação –  A nutricionista Sílvia Donato explica que para uma boa prova, o participante deve ingerir muito líquido. “Com um percurso de 6km, o atleta precisa se hidratar com bastante líquido, no entanto, sem utilizar nenhum tipo de suplemento”, comenta. Ela adianta que para ir bem na prova, a alimentação é fundamental. “No dia anterior à prova, é indicado ao competidor não consumir alimentos que não está acostumado, pois os mesmos podem causar um possível mal-estar durante a corrida. Já na noite anterior, aumentar um pouco o consumo de alimentos que dão energia ao corpo, como arroz, pão e macarrão integrais, batata-doce e inglesa, banana e mel”, explica a nutricionista. De acordo com ela, os alimentos ricos em gordura saturada ou que causam desconforto gástrico, devem ser retirados do cardápio na hora do jantar. “Evitar alimentos como leite integral, queijos amarelos, frituras, fast-foods, doces muito industrializados e bebidas alcoólicas exageradas. O atleta deve ter também o cuidado com o excesso de ingestão de fibras para evitar qualquer desconforto intestinal na hora da prova”, diz Donato. Ela ainda reforça que “a proteína também é essencial, uma vez que  fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção da massa muscular. Ela pode ser encontrada no queijo branco, na ricota, na carne bovina magra como filé-mignon, patinho e alcatra, frango e peixe”, revela.

O café da manhã no dia da competição também é muito importante para a atuação do competidor. “Deve priorizar na hora do café da manhã antes da corrida, alimentos leves e carboidratos junto de algum alimento fonte de proteína, por exemplo, um pão com um copo de leite desnatado e café, frutas com aveia,  iogurte, ovos mexidos, cereal com leite desnatado ou suco natural com torradas. É importante lembrar que, assim como no dia anterior, o participante deve ficar longe de qualquer alimento  que não está acostumado a consumir”, esclarece Sílvia. Na hora da competição ela indica que o atleta se hidrate e para isso o “recomendado é beber de 150ml à 250ml  de água, a cada 15 ou 20 minutos de prova. Isso é uma regra geral, e se no dia da corrida estiver um clima quente, o consumo deve ser aumentado. Após a prova, o participante deve consumir pelo menos 1 litro de água para repor os líquidos perdidos durante a competição”, fala a nutricionista. “Eu sempre amei correr e participar das corridas da ONG, foi uma maneira que encontrei de ajudar e fazer o que eu gosto. Para me preparar, eu treino regularmente e na véspera da corrida, priorizo o descanso indo dormir cedo para acordar bem disposta! No dia eu como alimentos leves e depois da prova, meu foco é a hidratação, o alongamento e o descanso”, discorre Tereza Solange, voluntária da ONG Hospitalhaços. Participante assídua da competição, ela comenta que o que chama a atenção na prova é a alegria das pessoas e o percurso. “Mesmo sendo uma prova de curta distância, é muito importante se preparar antes. Eu amo o percurso e a alegria de todos é contagiante”, diz ela.

 

Preparação física –  Para o trecho de 6k também é necessário que o competidor se prepare fisicamente. “O segredo de uma prova de corrida está no preparo e isso não é de um dia para o outro. Atletas bem preparados não sofrem durante a competição, e conseguem boas recuperações no pós-corrida. Esse preparo consiste em treinos específicos de corrida, fortalecimento muscular acompanhados de alimentação adequada e descanso”, reforça Márcio Silva, profissional de educação física e voluntário da associação. Ele comenta que o aquecimento é parte vital na hora de se preparar para o percurso. “O aquecimento prepara a musculatura elevando a temperatura corporal e o oxigênio no corpo. Isso permite o aumento do fluxo sanguíneo e o ritmo cardíaco, além de preparar gradualmente o coração para esforços contínuos, melhorando a lubrificação das articulações o que facilita os movimentos”, diz Silva.

De acordo com ele, o aquecimento pode ser feito com caminhada seguidas de trote, polichinelo e exercícios abdominais. “Recomendo que o atleta chegue com bastante antecedência, use roupas leves, siga seu ritmo, beba água durante a prova em pequenos goles, use o protetor solar e principalmente que vista seu melhor sorriso”, finaliza o preparador físico. “Nos preparamos dormindo mais cedo e deixando as coisas da corrida tudo organizado no dia anterior, como as roupas e os tênis. Também tomamos um café da manhã mais leve”, comenta Celso Godoy, participante constante da competição. Ele se orgulha em participar com seu entiado na categoria Pessoa Com Deficiência (PCD). “Um dos motivos em participar da competição realizada pela Hospitalhaços, é incentivar ao meu entiado a prática do esporte”, diz Celso, o qual explica que “essa atividade é muito positiva para ele e para toda a familia, pois como ele possuí Autismo, a prova ajuda muito no processo de socialização. Para mim como padrasto, é muito gratificante ver o quanto esses pequenos momentos, como a nossa participação na corrida, proporciona um melhor desenvolvimento nele”, reflete Godoy.  “Participar da competição é uma forma de retribuir todas as bençãos que recebo enquanto voluntário da Hospitalhaços. Esta prova já está fazendo história na cidade , virando uma referência e  agora com a organização do Paulo Rosa, ficará ainda mais profissional”, diz Roberto Caruso, voluntário da ONG e participante frequente da competição.

Durante todo o percurso teremos pontos de hidratação com água e, no final, uma mesa de frutas como mexerica, banana e maçã. Então agora que você já está preparado para a 9ª Corrida e Caminhada Animada da Hospitalhaços, lembre-se que a largada para os 6k será dada no Planetário da Lagoa do Taquaral, a partir das 8h. E se você ainda não fez sua inscrição, basta acessar o site https://minhasinscricoes.com.br/Evento/CorridaeCaminhadaAnimadaHospitalhacos. Para a corrida ou a caminhada, o valor é de R$ 80. Os grupos de corrida com têm condições especiais, entre em contato pelo e-mail: corridahospitalhacos2019@gmail.com e confira.

Deixe um Comentário