ONG HOSPITALHAÇOS | atendimento@hospitalhacos.org.br | Av. Engenheiro Artur Segurado, 439 | Jardim Leonor Campinas CEP 13041-070
ONG HOSPITALHAÇOS | atendimento@hospitalhacos.org.br | Av. Engenheiro Artur Segurado, 439 | Jardim Leonor Campinas CEP 13041-070
Essa ONG tem apoio
de Leis de Incentivo
BAZAR | (19) 3234-3076 e 98383-2554
Segunda a Sexta: 9h às 17h
Sábado: 9h às 12h
SEDE | (19) 3237-2603
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: 9h às 18h
CORRIDA VIRTUAL

Vai participar da nossa corrida? Então se prepare!

ONG HOSPITALHAÇOS > Eventos > Vai participar da nossa corrida? Então se prepare!

A 8ª edição da Corrida e Caminhada Animada da Hospitalhaços traz um ar de mudanças para os competidores. Muda nossa saúde, nossa autoestima, a forma de convivermos em sociedade e principalmente nossos hábitos alimentares e esportivos, afinal para se dar bem na prova, precisamos nos preparar adequadamente. “A preparação depende muito do nível do competidor, se ele é iniciante, intermediário, avançado, se já está acostumado a fazer outras provas. Não deve ser considerado apenas na véspera ou na semana da corrida, mas sim dentro de um planejamento nutricional de médio e longo prazo, que possibilite um bom desempenho e recuperação nos treinos que antecedem a prova”, explica a nutricionista Raquel Pupo.

Para ela a alimentação é parte vital para correr e caminhar de formas saudáveis. “Pensando numa corrida de 6k matutina, o ideal é que o praticante tenha um bom consumo de alimentos como frutas, aveia, mel e granolas, açaí, suco de uva integral, bolachinhas de arroz, queijos e ovos, em média uma hora antes da prova, e evite experimentar alimentos novos no dia porque muitos podem causar desconforto gástrico e intestinal prejudicando o desempenho”, revela a especialista em nutrição esportiva que ainda deu uma dica sobre o jantar da véspera. “Ele deve ser planejado para facilitar a digestão noturna e favorecer uma pequena reserva de glicogênio muscular, que é o carboidrato armazenado no músculo, isso dará um plus de energia que pode fazer a diferença para algumas pessoas. A minha dica pro jantar seria carnes magras, aves ou peixes, vegetais variados que a pessoa já esteja acostumada a comer, e carboidratos priorizando raízes cozidas como mandioca, batata ou mandioquinha”.

Para o trecho de 6k também é necessário que o competidor se prepare fisicamente. “Deve ser feito um alongamento nos membros inferiores, ou seja, no quadríceps, nos posteriores da coxa, na panturrilha e também é legal trabalhar a flexibilidade de tornozelo. É importante que esse alongamento seja feito de cinco a dez minutos antes da corrida”, evidencia Gláucia Melo educadora física e voluntária da ONG. Ela ainda indica que o participante deve se preparar semanas antes da corrida, para que no dia se saia bem e não passe mal. “Para os treinamentos antes da corrida o competidor deve começar com uma caminhada, depois um trote e finalmente começa a correr e estipular um ritmo de corrida e de respiração”, situa a educadora. “É importante que o competidor se hidrate durante o percurso, não deixando de beber água ou isotônicos, porque temos uma perda de potássio e de sódio, então temos que repor”, alerta Gláucia Melo. Já a nutricionista Raquel Pupo explica que não se deve tomar de uma só vez. “Durante o percurso é necessário se hidratar com água em pequenos goles, para evitar grandes volumes e gerar desconforto. Após a corrida, pensando no processo de recuperação, o ideal, é manter uma boa hidratação com a água também”, diz ela.

Durante todo o percurso teremos pontos de hidratação com água e, no final, uma mesa de frutas como mexerica, banana e maçã. Então agora que você já está inscrito e preparado para a 8ª Corrida e Caminhada animada da Hospitalhaços, lembre-se que a largada para os 6k será dada no Planetário da Lagoa do Taquaral, a partir das 8h. E se você ainda não fez sua inscrição, basta acessar o site www.nexrace.com.br. Para a corrida, o valor é de R$ 75 e para a caminhada é de R$ 60. Os grupos de corrida com mais de 10 pessoas têm condições especiais, entre em contato pelo e-mail: eventos@hospitalhacos.org.br e confira.

Leave a Reply