Confira Nossas Novidades

assine nossa newsletter para receber informações no seu e-mail

Quero doar meu cabelo. O que devo fazer?

Aqui na Hospitalhaços, eventualmente apareciam pessoas perguntando, por meio das nossas redes sociais ou por telefone, se aceitávamos doação de cabelo por atuarmos no Boldrini. A resposta era sempre negativa. Mas, nessas coincidências da vida, um belo dia encontramos uma pessoa que recebia a doação e dava um destino digno para os fios. Foi o suficiente para mudarmos a resposta. A partir daquele momento, quando perguntavam se recebemos doação de cabelo, a pessoa passou a ouvir o mais emocionante: SIM!

Por: Larissa Pan

Já com os cabelos em mãos, o destino da doação passou a ser o salão de beleza Symetria, localizado em Campinas e administrado pela Luciene Carneiro, responsável por dar continuidade a um trabalho feito por diversas outras pessoas que vão transformar esses fios em resgate de autoestima em mulheres e crianças que já não viam motivo para se olharem no espelho.

Ela explica que para a realização das perucas o cabelo necessita ser cortado com uma técnica específica: “Na hora de cortar, o cabelo precisa estar amarrado em um rabo de cavalo e solto, sem trança. As pontas precisam estar bem amarradas para não desnivelar”. Também deixa claro que os cabelos não precisam, necessariamente, estar sem algum tipo de procedimento. “Não precisa ser virgem, pode ter tintura ou escova progressiva, pois os cabelos passam por um tratamento antes de virarem perucas”, esclarece. Outra dica importante é saber que o tamanho mínimo para o cabelo ser doado é de 15 centímetros. Eles podem ser levados já cortados, no entanto, é preciso estar preso e embalado em um saco plástico.

Uma outra opção é realizar o corte no próprio salão ao custo de R$ 65,00. Já no mês de outubro, entre os dias 3 e 31, indo ao salão e falando que deseja doar o cabelo, após avaliação e dentro dos critérios citados anteriormente, o corte sai de graça. “Basta identificar que quer participar do Corte Outubro Rosa”, explica Thatiane Santana, responsável pelo Marketing do Symetria (foto). Ela ainda esclarece que os cabelos arrecadados durante todo o ano são trocados por perucas e entregues ao CAISM (Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher) e à ONG Grupo Rosa e Amor.

São necessários cabelo de 6 pessoas para fazer uma peruca

Lenços – Quem não quer ou não pode cortar o cabelo por algum motivo, mas mesmo assim quer realizar alguma doação, o Centro Infantil Boldrini, que atualmente não recebe doações de cabelos, arrecadam lenços que fazem a alegria para as crianças do hospital. “Geralmente distribuímos para os pacientes da brinquedoteca, ambulatório, quimioterapia e internação”, comenta Nina Mazzon, coordenadora da brinquedoteca do hospital. Ainda de acordo com a coordenadora, a rotina hospitalar muitas vezes faz com que as crianças, jovens e até os adultos acabam perdendo um pouco da sua vaidade, mas quando recebem essas doações, se sentem melhores e mais bonitas. “Elas gostam muito, as meninas são muito vaidosas e esse tipo de ação levanta a autoestima das pacientes”, revela.

Confira a matéria da doação de lenços organizada pela Hospitalhaços clicando aqui

Onde e como doar

Lenços – Para doação de lenços para o Centro Infantil Boldrini, o e-mail para agendamento da entrega é comunica@boldrini.org.br.

Cabelo – Para doar o cabelo basta ir até a Rua Itália, 388, Vila Andrade Neves, Campinas.

Hospitalhaços – Quem preferir, pode entregar o cabelo ou o lenço na sede da Hospitalhaços, que fica na Avenida Governador Pedro de Toledo, 950, Bonfim, Campinas, das 9h às 18h, de segunda a sexta.

 

Se você quer doar por meio da Hospitalhaços e deseja que seu nome fique registrado em nossa história, basta avisar isso na hora da entrega ou mandar seu nome para comunicacao@hospitalhacos.org.br. Ele entrará nesta matéria e ficará para sempre no coração de quem teve a chance de receber um peruca graças ao seu ato.

Doadores por meio da Hospitalhaços:

Camila Suellen de Oliveira

Angela Pereira Ribeiro

Marli Braga Moraes

 

Deixe um Comentário