ONG HOSPITALHAÇOS | atendimento@hospitalhacos.org.br | Av. Engenheiro Artur Segurado, 439 | Jardim Leonor Campinas CEP 13041-070
ONG HOSPITALHAÇOS | atendimento@hospitalhacos.org.br | Av. Engenheiro Artur Segurado, 439 | Jardim Leonor Campinas CEP 13041-070
Essa ONG tem apoio
de Leis de Incentivo
BAZAR | (19) 3234-3076 e 98383-2554
Segunda a Sexta: 9h às 17h
Sábado: 9h às 12h
SEDE | (19) 3237-2603
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: 9h às 18h
CORRIDA VIRTUAL

Perigos ao compartilhar maquiagem

ONG HOSPITALHAÇOS > Fique Por Dentro > Perigos ao compartilhar maquiagem

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhar a maquiagem pode provocar problemas de saúde. O empréstimo de base, batom ou rímel, por exemplo, exige cuidados para não causar doenças como herpes, conjuntivite, terçol, micoses e infecções.

O problema em dividir a maquiagem tem a ver com o fato de que cada pessoa tem o seu marcador biológico personalizado de flora bacteriana na pele. Quando usamos um objeto que foi utilizado por outra pessoa estamos transferindo e recebendo bactérias não usuais da nossa flora. Tudo o que é desconhecido pode causar um estranhamento pelo organismo e isto gera uma reação inflamatória, que varia na sua potência, podendo ser leve, moderada ou grave. E isto pode ser prejudicial ao nosso organismo.

Herpes

Os cosméticos para os lábios, como batons e gloss, provavelmente são os grandes vilões no que diz respeito às doenças transmitidas por itens de maquiagem. A herpes é uma delas. O ideal é que sejam de uso estritamente individual.

Conjuntivite bacteriana

É a campeã no empréstimo de rímel e lápis de olhos. Os produtos para os olhos, como delineador e rímel, podem transmitir vírus e bactérias causadores de problemas localizados, como a conjuntivite. A recomendação é sempre lavar todos os pincéis emprestados antes de utilizar e deixe secar naturalmente.

Terçol

Os cosméticos que encostam na borda dos olhos podem acabar levando microorganismos para o globo ocular. Esse processo pode causar blefarite, que é uma inflamação na base dos cílios, causadora do calázio ou terçol, como é popularmente conhecido

Micoses e infecções

Se alguém tem uma micose no rosto, aplica base ou pó compacto com um pincel ou esponja e os empresta, os fungos podem ser transmitidos para outra pessoa. Além disso, o pincel leva com ele resquícios de queratina e tecido orgânico, que podem servir de meio de cultura de microrganismos. O resultado pode ir de uma dermatite a infecções que podem evoluir para quadros muito graves.

Cuidados básicos

Ao compartilhar o batom, prefira um pincel descartável

Higienize os pincéis e guarde-os longe do banheiro, porque calor e umidade fazem aumentar bactérias e fungos

Nos pincéis de boca, separe uma escova de dentes nova para a limpeza. Passe a escova no sabão e o sabão nos pincéis. Em seguida, esfregue a escova de dentes nas cerdas dos pincéis em movimentos horizontais, da esquerda para a direita, e repita até tirar todo resíduo dos instrumentos.

Lave os cabos com a bucha. Depois da lavagem retire o excesso de água num papel toalha e borrife álcool a 70% em todo o pincel (cerdas e cabo)

Leave a Reply