Mais uma vez a ONG Hospitalhaços busca parcerias produtivas para sobrevivência de seu propósito. Desta vez engajou-se a uma causa internacional que se expande pelo Brasil, com objetivo de mobilizar o maior número de pessoas das cidades onde atende, para praticar generosidade e solidariedade.
Em 2020, no dia 01 de dezembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, entre elas a HOSPITALHAÇOS e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação além de compartilhar a hashtag #diadedoar nas mídias sociais. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas, etc.
No Brasil o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com mais de 55 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190.
Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.
A Hospitalhaços participa da campanha sugerindo aos simpatizantes, parceiros e amigos (pessoas físicas e jurídicas) doações de:
Mobilizar o Brasil para que tenhamos um país mais generoso e solidário, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Esse é o objetivo principal do Dia de Doar, que será realizado em 1 de dezembro, em um ano marcado pela pandemia do Coronavírus.
Em maio, por conta da propagação da covid-19, foi feita uma edição extraordinária, o Dia de Doar Agora, que mobilizou mais de 14 milhões de pessoas e 2 milhões de reais online. E a sua organização é de responsabilidade e liderança da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, em parceria com a Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica.